Intervenção do rempresentante da comunidade Moçambicana na reunião com sua Excelência o Presidente Da República De Moçambique

LISBOA, 19 DE NOVEMBRO DE 2022

Sua Excelência Filipe Jacinto Nyusi, Presidente da República de Moçambique;

Suas Excelências membros do Governo da República de Moçambique;

Sua Excelência Joaquim Bule, Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário da República de Moçambique na República Portuguesa;

Digníssimos Membros do Corpo Diplomático;

Prezados Líderes Associativos, meus pares;

Caros Compatriotas Moçambicanas e Moçambicanos Residentes em Portugal;

Minhas Senhoras e meus Senhores,

Permitam-me, em nome da Comunidade Moçambicana em Portugal, saudar e endereçar boas vindas à sua Excelência Filipe Jacinto Nyusi, Presidente da República de Moçambique, e a delegação que o acompanha na sua Visita de Trabalho à República Portuguesa.

A nossa mensagem é de exaltação das atividades desenvolvidas pela disporá moçambicana em Portugal e de reconhecimento ao Governo pelo trabalho desenvolvido em prol do desenvolvimento do nosso país e na promoção dos interesses do Estado moçambicano.

Excelência,

A nossa Comunidade tem se esforçado em organizar-se em associações cumprindo com as diretivas e instruções do Governo. Não deixaremos de realçar que o associativismo é ainda um desafio para a nossa Comunidade, aliado as dificuldades financeiras e escassez de tempo, por parte dos associados.

Como parte da organização e reforço do associativismo, aproveitamos esta oportunidade para informar que foram eleitos, no mês de Junho de 2022, os representantes da Comunidade Moçambicana em Portugal, que são também os nossos representantes no Conselho Consultivo das Comunidades Moçambicanas no Exterior.

Neste contexto, a Comunidade elegeu, para representantes da Comunidade na Zona Sul e Centro os compatriotas Lívio Sebastião de Morais e Evelize Magno Ferreira Narane. Para representantes da Zona Norte foram eleitos os compatriotas Alfredo Xerindze e Kevin Tomé, que, com a devida permissão pedimos para se levantarem.

Excelência,

Para nós, a vida em associações representa uma oportunidade para o reforço da nossa moçambicanidade e coesão, incluindo para a elevação da bandeira e do prestigio de Moçambique neste país, através das actividades que desenvolvemos.

Assim, na nossa mensagem gostaríamos de destacar e exaltar algumas associações e individualidades que se destacam em áreas do associativismo, musica, artes plásticas, gastronomia, desporto, saúde, educação, de entre outras actividades.

No associativismo destacam-se a Casa de Moçambique, que tem oferecido bolsas de estudo para alguns moçambicanos em coordenação com alguns Municípios do nosso belo Moçambique, com destaque para a Província da Zambezia e Inhambane; a Casa Xima que apoiou na reconstrução de duas escolas primárias na Província da Zambézia e Inhambane, para além de colaborar com o Ministério da Justiça de Portugal na reinserção social dos prisioneiros; Associação de Naturais e Amigos de Moçambique (AANAM) apoia na integração social dos moçambicanos em Portugal e em casos de morte, apoia nos funerais e transladação de urnas; Associação All Mozambi que tem apoiado na tramitação de documentos e processos de legalização; Associação Cultural Indico quepromove a gastronomia, arte e cultura, no Porto e Zona Norte de Portugal; a Associação Centro Centro Cultural Luso Moçambicano que ofereceu três ambulâncias para o Hospital de Quelimane, para além de realizar exposições anuais de artistas moçambicanos na Casa da Cultura Lívio de Morais, um centro cultural de referência no Conselho de Sintra baptizada com o nome do nosso compatriota Lívio de Morais, aqui presente, em reconhecimento do seu contributo na área das artes;

Na música, destacam-se os compatriotas Ottis, Michel William, Selma Uamusse, Sheila Jesuita, Isabel Novela, Malenga, Mbararango, Ildo Ferreira, grupo cultural Xipani Pani, que com o seu talento elevam bem alto o nosso Moçambique neste país

Nas Artes plásticas e escultura, evidenciam-se os Senhores Lívio de Morais, Canotilho, Roberto Chichoro, Ntaluma, Malenga, Alfredo Xerindze, referencias obrigatórias no panorama cultural em Portugal.

Na Gastronomia temos os Restaurantes Xiveve, Ibo, Zambeze, Sabores de Mafalala, Roda Vida, Atxetu, Oliveira, Cantinho de Aziz, tia Orlanda, lugares famosos pelos sabores moçambicanos que levam a mesa dos que la visitam.

Na Literatura – o Circulo de Escritores de Moçambique na Diáspora tem apoiado na publicação de várias obras de autores moçambicanos, no Brasil, EUA, França, Itália e Inglaterra. No âmbito da promoção da literatura, foram lançados em Lisboa, no passado mês de Setembro, de 5 obras literárias da autoria dos escritores moçambicanos Bento Baloi, Carlos Paradona Rufino e do cantor Stewart Sukuma.

Artes cénicas, o destaque vai para o cineasta moçambicano Júlio Silva que tem lançado vários filmes retratando a historia e vivencia dos moçambicanos.

Na Moda: destacam-se os compatriotas Momade Amade (Moms) e Angela Reis, estilistas de renome, que com o seu talento vão trilhando caminhos e se afirmando em Portugal na divulgação da capulana.

Na Saúde: os médicos Constantino Reis, Paulo Taime Muendane, Diogo Mawanda, aos quais se juntam médicos conceituados na académia e medicina tais como o Professor Manuel Antunes e Maria Clara Bicho, renomados médicos nascido em Moçambique, mas que lutam para a reaquisição da sua nacionalidade.

Na área da Educação – evidenciam-se as Associações de Estudantes Moçambicanos em Portugal Núcleo de Lisboa (AEMOP NL), Núcleo de Coimbra (AEMOP-NC) e a Associação de Estudantes Moçambicanos no Porto (AEMOPORTO) associações que auxiliam a integração de estudantes moçambicanos recém-chegados a Portugal. Estas associações organizam conferências, eventos culturais e actividades desportivas no seio da Comunidade Estudantil, como forma de integração dos que vão chegando, de convívio e de partilha de momentos importantes no percurso estudantil.

Excelência,

Portugal tornou-se palco de divulgação da nossa cultura na Europa e no Mundo. O conceituado musico Wazimbo e a Banda Kakana que juntamente com os artistas moçambicanos Stuart Sokuma, Selma Uamusse e Albino Mbie, subiram aos palcos do Festival Worldwide Music Expo (WOMEX), o maior festival mundial de Musica, mostrando que os moçambicanos podem estar nos melhores palcos do Mundo.

Para além de actuarem no WOMEX, os artistas moçambicanos Stewart Sokuma, Banda Kakana e Wazimbo vibraram em espetáculos musicais onde as actuaçoes dos nossos artistas encheu-nos de orgulho como moçambicanos

A presença destes artistas em Portugal serviu de pretexto para que a Comunidade Moçambicana se unisse com apoio da Embaixada uma tarde cultural, que ficará certamente marcada para as nossas vidas.

Importa referir que este ano o 25 de Junho, dia da nossa independência foi celebrado efusivamente de Norte a Sul, por moçambicanos e amigos de Mocambique.

Excelência,

Queremos também saudar os esforços da nossa Embaixada e Consulado no Porto e Zona Norte de Portugal que com apoio e empenho do nosso Governo incansavelmente buscam soluções para os problemas da Comunidade Moçambicana em Portugal.

A emissão de passaportes e Bilhetes de Identidades foi de certeza uma das maiores realizações nos últimos anos.

O lançamento do sistema integrado registo criminal na Africa do Sul no mês de Julho de 2022 reavivou a nossa esperança de que brevemente este serviço ficaria disponível em Portugal, facilitando a vida dos milhares de moçambicanos que dependem deste documento para a renovação dos seus títulos de residência, procura de emprego e aquisição da nacionalidade portuguesa. Queremos mais uma vez, reforçar o nosso pedido de ver este serviço instalado nos nossos serviços consulares em Portugal.

Excelência, 

A terminar, gostaríamos de saudar as briosas Forças de Defesa e Segurança de Moçambique pelos esforços no combate ao terrorismo. 

Saudamos ao Governo do nosso país pela incansável dedicação na procura da paz efetiva e duradoira requisito fundamental para o desenvolvimento e bem estar do povo moçambicano.

O Nosso muito obrigado!!!

Lisboa 19 de Novembro de 2022